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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
13/12/1999 |
Data da última atualização: |
12/12/2007 |
Autoria: |
SANTOS, C. E. S. |
Título: |
Agricultura familiar, marketing e inserção nos mercados:o sonho possivel? |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
1999 . |
Páginas: |
87 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado) - UFLA, Lavras-MG. |
Conteúdo: |
Esse trabalho pretende avaliar programas de comercializacao destinados a agricultores familiares no tocante ao grau de utilizacao de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate historico dos programas estudados, alem de uma caracterizacao e analise da utilizacao de ferramentas mercadologicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercializacao da Associacao Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalizacao da Pequena Producao Agricola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa atraves do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparacao pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da tecnica de entrevista semi-estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing apenas com profissionais que possuiam formacao em areas especificas. Na Zona da mata as propostas e acoes tendem para a formacao e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasilia a imagem corporativa esteve associada ao governo e nao aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto no Distrito Federal houve a criacao de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasilia o Programa teve uma preocupacao acentuada com a embalagem e a apresentacao grafica visual dos produtos e na Mata, essa preocupacao esteve menos estampada. O Programa da Associacao Regional mostrou-se mais atento as questoes estrategicas visto que sua perenidade persiste ate os dias atuais enquanto o PROVE preocupando-se mais com as questoes taticas e operacionais nao recebeu continuidade apos a mudanca de governo no Distrito Federal. MenosEsse trabalho pretende avaliar programas de comercializacao destinados a agricultores familiares no tocante ao grau de utilizacao de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate historico dos programas estudados, alem de uma caracterizacao e analise da utilizacao de ferramentas mercadologicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercializacao da Associacao Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalizacao da Pequena Producao Agricola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa atraves do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparacao pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da tecnica de entrevista semi-estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing apenas com profissionais que possuiam formacao em areas especificas. Na Zona da mata as propostas e acoes tendem para a formacao e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasilia a imagem corporativa esteve associada ao governo e nao aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto no Distrito Federal houve a criacao de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasilia o Programa teve uma preocupacao acentuada com a embalagem e a apresentacao grafica visual dos produtos e na Mata, essa ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agriculture family. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Comercialização; Desenvolvimento Rural; Pequeno Produtor. |
Thesaurus Nal: |
marketing; rural development; small farms. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Registro |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
Data corrente: |
19/12/2019 |
Data da última atualização: |
30/12/2019 |
Tipo da produção científica: |
Circular Técnica |
Autoria: |
OLIVEIRA, A. D. de; CARVALHO, A. M. de; SA, M. A. C. de; MULLER, A. G.; SANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos; FERREIRA, E. A. B.; SANTOS, S. L. dos; FIGUEIREDO, C. C. de; RIBEIRO, F. P.; MALAQUIAS, J. V. |
Afiliação: |
ALEXSANDRA DUARTE DE OLIVEIRA, CPAC; ARMINDA MOREIRA DE CARVALHO, CPAC; MARCOS AURELIO CAROLINO DE SA, CPAC; ARTUR GUSTAVO MULLER, CPAC; JOAO DE DEUS GOMES DOS SANTOS JR, CPAC; ELOISA APARECIDA BELLEZA FERREIRA, Cenargen; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC. |
Título: |
Importância do sistema plantio direto na redução da emissão de gases de efeito estufa no Cerrado. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2019. |
Páginas: |
11 p. |
Série: |
(Embrapa Cerrados. Circular Técnica, 41). |
Idioma: |
Português |
Thesagro: |
Cerrado; Efeito Estufa; Gás; Plantio Direto. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/207553/1/CT-41.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) |
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